Cirurgia de Implante
de Anel Corneano

  • O que é a Cirurgia de Implante de Anel Corneano? 

Também chamado de Anel Intraestromal ou Anel de Ferrara, é um dos tratamentos indicados para o ceratocone. Nessa cirurgia, é implantado um anel em formato de C no estroma, uma das camadas da córnea, para aplanar a curvatura da córnea e diminuir as assimetrias provocadas pelo ceratocone. Na maior parte dos casos, há apenas a diminuição do grau, sendo necessário ainda o uso de óculos e lentes de contato.

  • Para quem é indicada?

Pacientes com deformidades de córnea causadas por ceratocone, ectasia corneana pós excimer laser e astigmatismo irregular pós ceratoplastia penetrante, transplante de córnea, entre outras;

  • Em que casos é contraindicada?

– Pacientes com ceratocone avançado maior que 75,0 dioptrias;
– Opacidade corneada severa;
– Hidropisia da córnea;
– Quadro infeccioso local ou sistêmico;
– Síndrome de erosão recorrente da córnea.

  • Como é realizada a cirurgia? É demorada ou causa alguma dor?

O procedimento é rápido (dura cerca de 15 minutos) e indolor, pois é feita anestesia tópica (com colírio anestésico). Utilizando um laser de femtosegundo, o médico cria uma espécie de túnel na córnea, onde implanta o Anel de Ferrara . Uma lente de contato é usada como curativo, e removida de 24 à 48h.

  • Depois de quanto tempo após a cirurgia poderei voltar às minhas atividades normais?

No pós-operatório, é necessário que o paciente use antibióticos e anti-inflamatórios indicados pelo médico e tome cuidados redobrados com a higiene do local. Dessa forma, poderá voltar às atividades rotineiras após 72h da cirurgia, desde que sejam atividades que não apresentem risco de trauma ocular. Entretanto, a recuperação total pode demorar de 3 a 6 meses.

Temos o prazer de oferecer a você a chance de ter uma vida saudável.