Cirurgia de Transplante de Córnea
- O que é a Cirurgia de Transplante de Córnea?
A córnea é um tecido transparente, fino e resistente que funciona como uma lente responsável por transmitir a luz que entra nos olhos na direção da retina e gerar imagens. Portanto, qualquer alteração na estrutura impacta diretamente na qualidade da visão. Um dos tratamentos indicados nos casos mais avançados é o Transplante de Córnea. Existem três diferentes modalidades: penetrante (todas as camadas da córnea são substituídas), lamelar (apenas as camadas mais externas) e endotelial (apenas as camadas mais internas).
- Para quem é indicada?
– Para pacientes com doenças oculares que alteram a curvatura da córnea, em estágio avançado, como o ceratocone, leucomas corneanos, distrofias corneanas, ceratite intersticial, degeneração corneana, queimadura ocular, anomalias corneanas congênitas, úlcera de córnea e ceratopatia bolhosa;
– Em casos de perda de transparência e presença de irregularidades na córnea.
Quem doa as córneas e como funciona a lista de espera?
As córneas são doadas para pessoas entre 2 e 80 anos, que faleceram por parada cardíaca ou morte encefálica e a família autorizou a doação. A lista de espera é controlada pelas Centrais de Transplante de cada estado, e respeita a ordem cronológica de entrada na lista. Entretanto, existem casos de urgência, como perfurações oculares e infecções graves.
- Como é realizada a cirurgia? É demorada ou causa alguma dor?
É um procedimento relativamente rápido, com duração de aproximadamente uma hora. A cirurgia é feita com anestesia local, dessa forma, não deve causar dor ao paciente durante o período intra-operatório. A córnea do paciente é retirada e do doador é implantada no local. E nem em todos os casos, é necessário realizar sutura (dar pontos).
- Depois de quanto tempo após a cirurgia poderei voltar às minhas atividades normais?
Após a cirurgia, o paciente deverá usar corretamente os medicamentos e colírios prescritos pelo oftalmologista, para controlar infecções, edema e dor. O repouso e o uso de um oclusor de acrílico para dormir são essenciais. A oclusão protege o olho após a cirurgia. Além disso, o trabalho deve ser retomado aos poucos, até poder realizar as suas atividades normais, incluindo o exercício físico. O tempo de repouso varia de 1 a 3 meses, a depender da atividade.