Cirurgia de Vitrectomia via pars plana
- O que é a Cirurgia de Vitrectomia via pars plana?
A Cirurgia de Vitrectomia via pars plana é uma técnica cirúrgica que visa a retirada do humor vítreo, o gel transparente que preenche a cavidade ocular. Essa técnica estabiliza e/ou melhora a visão em casos de doenças que atingem o humor vítreo.
- Para quem é indicada?
– É indicada para o tratamento de diversas doenças oculares, como: descolamento de retina, hemorragia vítrea, opacidades vítreas, buraco de mácula, membrana epirretiniana, dentre outras).
- Em que casos é contraindicada?
– Pacientes com doenças oculares irreversíveis, ou seja, nos casos em que a cirurgia não é o bastante para melhorar a visão;
– Casos de inflamação em atividade nos olhos (como uveítes e conjuntivites).
- Como é realizada a cirurgia? É demorada ou causa alguma dor?
A cirurgia é feita com anestesia local: bloqueio local, ou, na maior parte dos casos, é utilizado apenas um colírio anestésico. Dessa forma, não deve causar dor ao paciente durante o período intra-operatório.
O tempo cirúrgico costuma ser mais demorado, quando comparado a outras cirurgias oculares, sendo 1 a 2 horas. Entretanto, atualmente as novas tecnologias garantem a precisão e segurança da técnica. Dessa forma, o paciente tem alta no mesmo dia.
- Depois de quanto tempo após a cirurgia poderei voltar às minhas atividades normais?
O paciente deverá seguir repouso e utilizar os colírios receitados pelo médico por no mínimo 30 dias. A melhora da visão dependerá do nível de evolução e do tipo de doença ocular, mas no geral, ocorre nos primeiros meses após a cirurgia.