Membrana Neovascular Subretiniana (MNVSR)
- O que são as MNVSR?
São membranas formadas por novos vasos que surgem em região abaixo da retina e podem penetrar na retina gerando sangramentos e liberação de substâncias que elevam a superfície da retina.
- O que causa a MNVSR?
São várias as causas de MNVSR. A principal delas é a Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI), porém existem outras causas que precisam ser investigadas como traumas, cicatrizes, infecções, alta miopia entre outros fatores.
- Como diagnosticar a MNVSR?
O exame de mapeamento de retina é fundamental para a suspeita da doença, pois permite a visualização direta da superfície da retina. O OCT (tomografia de coerência óptica) é outro exame fundamental pois ele permite um corte por imagem na superfície da retina avaliando a localização desta e a presença ou não de fluidos liberados pela MNVSR que atrapalham a visão (estes fluidos geralmente indicam atividade da lesão). A retinografia permite documentar a lesão e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo. A angiografia consegue delimitar a membrana e ajuda a avaliar se existe a atividade desta.
- Tem tratamento?
Existem alguns remédios que conseguimos aplicar no olho que tem o objetivo de retirar a atividade da membrana, melhorando a qualidade e quantidade de visão e evitando que a doença progrida e deixe sua sequela que geralmente é a cegueira.