Orientações Importantes
É muito importante que nossos pacientes e qualquer pessoa sigam estas orientações para um cuidado maior com a própria visão.
Pré Operatório
Pacientes que realizarão cirurgias para catarata, plásticas oculares ou vitrectomia necessitam de uma avaliação prévia com exames básicos como hemograma, coagulograma, glicemia em jejum e eletrocardiograma. Alguns pacientes com determinadas doenças precisam de exames específicos para estas doenças e liberação de seu médico clínico.
Pequenas cirurgias em pacientes jovens saudáveis dispensam exames pré-operatórios. Existem cirurgias que são de urgência, sendo impossíveis de serem realizados os exames pré-operatórios, mas estes pacientes serão monitorizados adequadamente no intraoperatório. Para cirurgias de catarata ou vitrectomia é interessante que o paciente fique em jejum por 8 horas antes da cirurgia (não sendo liberado nem mesmo café, sucos e etc).
No caso da cirurgia refrativa, é recomendado que os pacientes suspendam o uso de lentes de contato 7 dias antes do procedimento. No dia do procedimento, não é necessário realizar jejum, porém o uso de maquiagem é proibido e é necessário levar um acompanhante. A anestesia é local.
Outras cirurgias planejadas, como as de transplante de córnea e retirada do pterígio, também precisam de cuidados antes da operação. No caso do transplante é necessário jejum de 8 horas, pois a anestesia é sob bloqueio ocular ou em casos raros, anestesia geral. A cirurgia de pterígio pode ser feita sob anestesia local ou local com sedação. Caso seja optada a sedação, o jejum é de 8 horas.
Em ambos os casos, o paciente deve suspender o uso de lentes de contato, maquiagem e qualquer outro cosmético na região periocular (ao redor dos olhos). A manutenção ou suspensão temporária de colírios, insulina e demais medicamentos também deve ser avaliada com o oftalmologista.
Os pacientes que fizerem jejum para cirurgias oftalmológicas deverão suspender o uso de insulina (caso faça uso) ou outros medicamentos para o diabetes. O uso de medicação para hipertensão é recomendado. O uso de anticoagulantes ou outros remédios bem como alergias deve ser sempre relatado ao seu oftalmologista e anestesista antes de iniciar o procedimento.
Em todas as cirurgias oculares é necessário levar um acompanhante para dar suporte no pós-operatório.
Pós Operatório
Deve-se sempre respeitar as orientações do seu oftalmologista quanto ao uso de colírios e repouso.
Deve-se evitar coçar os olhos.
Deve-se evitar locais com risco de trauma ocular.
Qualquer sinal que fuja das orientações de seu médico, como dor forte em olhos, intensa vermelhidão e baixa de visão súbita, deve fazê-lo procurar seu médico com urgência.
Óculos
Devem ser prescritos depois de um exame cuidadoso dos olhos pois muitas vezes a causa da baixa de visão não é somente a ametropia (erro curado pelos óculos) mais sim devido a uma doença de base também presente mas ainda não diagnosticada (como glaucoma, catarata, retinopatia diabética). Pacientes diabéticos devem estar bem controlados para exame de óculos pois o nível de glicemia (açúcar) altera o grau de óculos prescrito para o paciente.
Crianças muitas vezes precisam usar óculos e oclusor (tampão) para corrigir a visão e impedir uma das causas de cegueira (ambliopia). Este uso deve ser estimulado pelos pais pois após os 8 anos de idade muitas vezes não se consegue melhorar estes fatores para permitir uma boa visão.
Alguns graus elevados (como de astigmatismo) são de difícil adaptação, principalmente depois de mudanças de graus já ocorridas há algum tempo. Por isso, é normal o paciente nos primeiros dias sentir desconforto com uso dos novos óculos. Estes pacientes devem ser estimulados ao uso dos óculos novos, de forma adequada, por no mínimo 15 dias para tentar adaptar ao novo grau.
Pacientes com óculos multifocais ou bifocais devem continuar com mesmos pois estes já estão acostumados a este modelo de óculos, o que permite melhor confronto a estes. No uso dos multifocais é aconselhado não olhar pela lateral dos óculos, devendo-se girar o rosto quando for olhar para as laterais (mesma orientação é para qualquer óculos, principalmente para de altos graus). Deve-se treinar para se acostumar à nova distância de leitura (válido ressaltar que a luminosidade melhora a leitura destes pacientes). Na higiene dos seus óculos deve-se realizar a limpeza com sabão neutro e água corrente, enxugue-os com papel poroso.
Lentes de Contato
Deve-se realizar um bom exame oftalmológico antes de adaptação da lente em busca de alterações corneanas ou de superfície para que o paciente possa ter uma melhor adaptação. Deve-se adaptar lente de acordo com a curvatura adequada da Córnea após um exame de ceratoscopia/topografia, deixando sempre a lente específica para curvatura de cada paciente
É recomendável avaliar as células endoteliais da Córnea (microscopia especular ajuda este exame) pois a deficiência destas pode levar a danos no futuro. Deve-se ter cuidado com a higiene na hora da adaptação destas lentes pois existem complicações graves com uso de lente de contato como a úlcera de Córnea.
Não é aconselhado dormir com lentes de contato pois elas dificultam a passagem de oxigênio pela Córnea, este hábito pode causar lesões em células endoteliais e podendo alterar a superfície de Córnea facilitando desenvolvimento de úlcera de Córnea.
Uso dos Colírios
Pacientes que realizarão cirurgias para catarata, plásticas oculares ou vitrectomia necessitam de uma avaliação prévia com exames básicos como hemograma, coagulograma, glicemia em jejum e eletrocardiograma. Alguns pacientes com determinadas doenças precisam de exames específicos para estas doenças e liberação de seu médico clínico.
Pequenas cirurgias em pacientes jovens saudáveis dispensam exames pré operatórios. Existem cirurgias que são de urgência, sendo impossíveis de serem realizados os exames pré operatórios, mas estes pacientes serão monitorizados adequadamente no intra operatório.
Para cirurgias de catarata ou vitrectomia é interessante que o paciente fique em jejum por 8 horas antes da cirurgia (não sendo liberado nem mesmo café, sucos e etc). Os pacientes que fizerem jejum para cirurgias oftalmológicas deverão suspender o uso de insulina (caso faça uso) ou outros medicamentos para o diabetes. O uso de medicação para hipertensão é recomendado. O uso de anticoagulantes ou outros remédios bem como alergias deve ser sempre relatado ao seu oftalmologista e anestesista antes de iniciar o procedimento.